Geralmente a partir de 1 ou 2 anos de idade algumas crianças podem começar a comer menos. Isso pode acontecer, porque a partir do 2° ano de vida as crianças podem apresentar um ritmo de crescimento inferior aos 2 primeiros anos. Isso faz com que haja uma redução das suas necessidades nutricionais e do apetite. Então, consequentemente comem menos.

Como assim há uma redução do ritmo de crescimento?

 – No 1° de vida (0 a 12 meses), o peso da criança triplica e no 2° ano (12 a 24 meses) quadruplica, em relação ao peso do nascimento.

– O ganho de comprimento no 1° ano  é de aproximadamente 20 a 25 cm/ano e no 2° ano de 15 cm/ano. A partir dos 2 anos (entre 2 e 6 anos) o crescimento pode ser mais lento e constante (5 a 7 cm/ano) e o ganho de peso entre 2 a 3 kg/ano.

Lembro que cada criança tem seu ritmo de crescimento. Os valores descritos são apenas para termos uma média de ganho de peso e de crescimento, que pode ser um pouco maior ou menor para cada criança.

Nessa fase (a partir dos 2 anos de vida) as crianças também estão mais independentes e não aceitam apenas passivamente a alimentação. Querem comer mais sozinhos (ainda que com auxílio) e começam a selecionar mais o que querem ou não comer.

A faixa etária entre 2 a 6 anos também é marcada por uma mudança no comportamento alimentar (imprevisível e variável). Seja o medo em comer/ aceitar novos alimentos (neofobia) ou a monotonia alimentar, quando aceita pequena variedade de alimentos e esses mesmos alimentos são aceitos como única forma de alimentação por vários dias seguidos. A quantidade ingerida de alimentos também pode oscilar, sendo grande em alguns períodos e pequena em outros. . **Quando a criança não gosta de/ consegue comer por medo, trauma, nojo/ agonia da comida, está perdendo peso, é necessária a avaliação profissionais especializados na área.

Fontes: Sociedade Brasileira de Pediatria (2012); livro: Nutrição em Pediatria – da neonatologia à adolescência (2017).

Texto escrito por Amanda Guimarães | Nutricionista infantil