O pão é um alimento composto por trigo, água, fermento, um pouco de sal e açúcar (pão tradicional). Vilão? Acho que não.

Assim como o pãozinho temos outros “vilões” que nos assombram como: sucos de frutas, frutas, macarrão, arroz, leite, queijo… Por outro lado, as pessoas passam a comer menos alimentos naturais e comidas de panela e começam a comer mais pasta de amendoim, manteiga ghee, biscoitos “integrais” industrializados, produtos vendidos em potes, saquinhos, todos embalados. Ah… Mas, isso sim é saudável… Fruta tem carboidrato demais… É meio estranho isso né não? Pensa um pouco.

Saibamos que não existe alimento milagroso ou vilão. Muito menos viciante. Alimento não é droga! O que existe é a FORMA como você come, como lida com suas emoções e a comida, a quantidade e a frequência que consome determinados alimentos. Beleza?

Dica 1: se você gosta muito de pão, pode consumir. Mas, o ideal é que varie a sua alimentação e não consuma só pão todos os dias. Coma pão, inhame/cará, batata doce, macaxeira/mandioca, mandioquinha… Varie, faça um rodízio entre os alimentos que gosta e consome. Esse é o segredo. Se acha que exagera, coma devagar e consuma um pouco menos.

Dica 2: se quiser ou precisar variar a opção do pão branco, há os pães integrais (com ou sem grãos). Segredo: verifique os rótulos dos produtos e opte pelos que contenham as farinhas integrais como primeiros ingredientes (dá uma olhada na lista de ingredientes). Lá os ingredientes estão em ordem decrescente, ou seja, do que tem mais até o que tem menos.

Obs: não estou criticando quem gosta e consome pasta de amendoim, manteiga ghee… Para cada caso existe uma recomendação. Só não podemos generalizar.

Texto escrito por Amanda Guimarães | Nutricionista infantil