“O peito não é só comida. É também contato físico, consolo, carinho, calor, escutar as batidas do coração da mãe…” (Dr. Carlos González, pediatra).

Concluí que:
O bebê não busca o peito só para  se saciar com o leite. Ele quer se saciar de amor, segurança, carinho, proteção e sentimentos.

{Para refletirmos}

Se você não conseguiu amamentar e precisou oferecer fórmula infantil para o seu bebê, você não é menos MÃE. Você lutou, persistiu e não foi possível (seja qual foi o motivo). Mesmo assim, o seu contato físico, a pele na pele, o olho no olho e a interação continuam sendo extremamente importantes para o desenvolvimento físico e afetivo do bebê. ❤

Amamentar, para muitas mulheres, pode ser um grande desafio. Não deveremos julgá-las ou culpá-las se a amamentação não for um “sucesso”. Cobramos muito da mulher como MÃE, mas esquecemos de enxergá-la como pessoa e como mulher que vive um turbilhão de sentimentos, informações e cobranças no entorno da sua maternidade.

Dica: antes do bebê nascer procure a ajuda de profissionais especializados (consultores em aleitamento materno), vá à um banco de leite humano, busque informações e apoio. Na dificuldade, você também precisará de muito apoio, ajuda e acompanhamento profissional. Você não está sozinha! Lembre-se disso!

Texto escrito por Amanda Guimarães | Nutricionista infantil