O seu bebê ainda não aceita comer e só mama?

“Ah! Mas, o meu é bom de boca!! Já come de tudo!” Ou “Você deveria deixar ele com fome!” Ou “Fique longe dele no momento da refeição! Assim, ele comerá mais!”

Ah as comparações, comentários e pitacos… Eles sempre existirão! Oh se existirão! A mãe que escuta determinados comentários já começa a se sentir insegura, acha que está fazendo algo errado, tenta mudar a sua rotina e, na grande maioria das vezes, isso só atrapalha. Não é mesmo?

Cada bebê precisa ter o seu tempo, o seu momento, o seu interesse para comer. Cada um do seu jeitinho, no seu ritmo. O que você precisa fazer é dar OPORTUNIDADE para que ele possa conhecer, tocar, sentir o cheiro, esmagar, se sujar e morder os alimentos. Aos poucos o interesse pela comida irá surgindo. E se o bebê ainda mama bem, você pode ficar mais tranquila. Nos primeiros meses de introdução alimentar, os alimentos complementam o leite materno ou fórmula e não os substituem. Então, você pode amamentar em livre demanda!! Sério? E digo mais: livre demanda significa antes, durante e depois de conhecer/comer um novo alimento! Não há regras! Ok?

Eu costumo dizer às famílias que nós vivemos em um mundo onde tudo tem um manual ou regras de “como fazer” e se você não conseguir seguir o passo a passo desse manual ou dessas regras, parece que está tudo errado… Quando, na verdade você, MÃE, deve ouvir e seguir os seus instintos.

Cada bebê deve ser avaliado de forma individualizada. Procure um profissional especializado! .

Texto escrito por Amanda Guimarães | Nutricionista infantil